Viçosa recebe encontro para debater Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes

Texto de Ascom Viçosa com Ascom CMDCA / Viçosa

Viçosa sedia, nesta quinta-feira (26), o Encontro Regionalizado para o Fortalecimento da Rede de Atendimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) de  Crianças e  Adolescentes. O evento é uma realização do Fórum Estadual de Conselheiros e ex-conselheiros tutelares de Alagoas (FEACETAL), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Viçosa, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

O encontro acontece no Centro de Educação Especial  Cônego José  Pimentel (antigo  IML), das 8h às 17 horas e contará com a palestra de Walter Araújo, assessor especial da Superintendência de medida socioeducativas, no Programa de Acompanhamento aos egressos de Alagoas.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Devem participar diversos profissionais que atuam na defesa e proteção de crianças e adolescentes - entre conselheiros tutelares, professores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, médicos, juízes e promotores.

Fundamental

Para a presidente do CMDCA de Viçosa, Samara da Silva Ferreira, fortalecer o Sistema de Garantias de Direitos é fundamental para que o atendimento  a  crianças e adolescentes aconteça de maneira integral.

“Potencializar e fomentar o conhecimento da rede  de  atendimento deste público implica na qualidade da intervenção, facilitando  o acesso  às  políticas públicas, ofertando a proteção sem revitimização e agilizando o fluxo de trabalho. O resultado disso é permitir que essas pessoas em condição peculiar  de desenvolvimento efetivamente sejam prioridades em  todas as esferas de atendimento, acompanhamento e proteção”, destaca Samara.

“Convidamos você, profissional que trabalha no atendimento e formulação de políticas públicas para crianças e adolescentes, a se fazer presente no Encontro Regionalizado para Operacionalização do SIPIA. Sua presença fortalece a rede”, acrescenta.