Viçosa promove 3º Encontro de Cuidadores e Pacientes do Melhor em Casa e do Centro de Reabilitação

Fotos: Atylla Bezerra

“Escolha Viver Bem! Pratique o autocuidado!” Foi com essa mensagem que a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, por meio do Programa Melhor em Casa e do Centro de Reabilitação Senhor do Bonfim, promoveu, nesta terça-feira (01), o 3º Encontro de Cuidadores e Pacientes.

O evento ocorreu em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. As campanhas alertam para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata, respectivamente.

“A gente juntou as duas campanhas. As atividades de hoje são educativas, trazendo alguns aspectos que muitas vezes não conseguimos abordar no dia a dia, em nossas visitas domiciliares aos pacientes ou no Centro de Reabilitação. O objetivo é trazê-los para dividirmos experiências, para passarmos algumas orientações que sirvam tanto para os pacientes, como para os cuidadores”, explica a coordenadora do Programa Melhor em Casa e do Centro de Reabilitação, Jaqueline Fernandes.

O encontro foi realizado no Restaurante Cumbuca e reuniu pacientes e cuidadores. Além de depoimentos, houve dramatizações e palestras.

Dona Quitéria Firmino Alves, 40 anos, fez questão de levar o filho José Manoel Firmino da Silva, 03. Ele foi submetido a uma cirurgia de correção cardíaca em São José do Rio Preto (SP), por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

O pequeno Firmino, entretanto, teve uma série de complicações, ficou quase um mês lutando pela vida, internado. Após receber alta médica em agosto deste ano, passou a ser assistido pelo programa Melhor em Casa. Segundo a mãe dele, vem alcançando resultados satisfatórios no processo de recuperação e tratamento das sequelas.

“O Melhor em Casa dá toda a assistência ao José Manoel. Se hoje temos uma vida mais próxima do normal do que tínhamos antes da cirurgia, uma boa parte devemos ao Melhor em Casa. Os profissionais assistem o meu filho com todo o amor, com todo o carinho e com toda a dedicação para que esse resultado venha”, agradece Quitéria.

“Fiz muita questão de trazer o José Manoel para interagir com outras pessoas e de também agradecer à equipe. Estar presente aqui é uma forma de prestigiar o evento, de passar uma manhã diferente e uma mensagem de otimismo de que é possível para aqueles que estão enfrentando dificuldades”, acrescentou.

O pequeno Firmino, entre os pais, faz sinal de positivo: ele se recupera bem

O Melhor em Casa faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e é executado em Viçosa com a contrapartida do município. O programa atende, atualmente, 32 pessoas.

A iniciativa evita e reduz a permanência dos pacientes em ambiente hospitalar, garantindo acompanhamento seguro e humanizado com mais comodidade.

Centro de Reabilitação

Dona Maria Inez Araújo, 61, é paciente oncológica. Ela passou por cirurgia de mastectomia, remoção da mama direita, e por oito sessões de quimioterapia. Recupera-se bem e faz fisioterapia no Centro de Reabilitação Bom Jesus do Bonfim.

“A fisioterapia me ajudou a recuperar o movimento do braço que estava preso. Se eu não fizer, o braço fica inutilizado, não movimenta de jeito nenhum. Agora já está se movimentando, já faço as minhas coisinhas: visto a minha roupa, já tomo meu banho. Antes eu não tomava banho sozinha, precisa da ajuda da minha neta. Agora faço tudo só”, disse Maria Inez, após apresentar seu testemunho de recuperação, fé e de agradecimento aos profissionais.