Viçosa: projeto Trilha da Leitura é concluído com êxito

Fotos: Alexandra Lourenço e Severino Carvalho

“Quando a gente lê um livro, a gente mergulha na leitura como se estivesse no mar. A gente lendo, a gente imagina cada pessoa, cada personagem. E eu gosto muito de ler e escrever. Com certeza, ainda irei fazer um livro contando a história de Viçosa, dessa cultura linda da Viçosa das Alagoas”.

O depoimento do estudante José Ricardo Vieira dos Santos, 13 anos, da Escola Municipal Pedro Carnaúba, é a mais cristalina demonstração de que os objetivos do projeto interdisciplinar “Trilha da Leitura: Desbravando Viçosa, o lugar onde eu vivo” foram alcançados com êxito.

José Ricardo fala sobre o gosto pela leitura e o desejo de escrever um livro

A iniciativa, idealizada pela coordenadora geral dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ana Patrícia Vasconcelos Tenório, chegou à culminância nesta sexta-feira (24), após uma longa jornada literária e de incentivo à leitura, que teve início em fevereiro deste ano e congregou estudantes, professores e escritores viçosenses em torno da literatura.

“O sentimento é dever cumprido e de gratidão. Eu fico feliz e emocionada com os depoimentos que a gente escuta. Hoje é um dia muito emocionante, quando vejo os trabalhos sendo concluídos e tendo essa exibição para o público”, resumiu Patrícia.

Patrícia Vasconcelos: "O sentimento é dever cumprido e de gratidão"

O evento de conclusão do projeto foi realizado na Avenida Firmino Maia, em frente ao Pavilhão do Artesanato, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O espaço se transformou num grande e colorido corredor cultural, com apresentações artísticas, exibição dos trabalhos literários produzidos pelos alunos e pelos escritores viçosenses, a exemplo do cordelista Fernando Falcão.

Ele aproveitou o momento para lançar mais uma obra: Paraíba em Verso e Prosa.

“Eu vejo esse evento como um momento ímpar, não só da cultura aqui de Viçosa, mas também da educação como um todo, principalmente por essa interação e aproximação dos escritores com a meninada. Essa é uma aproximação riquíssima, proporcionada por um projeto maravilhoso”, descreveu Falcão.

Estudantes da Escola Municipal Alegria e Esperança

Os alunos da Escola Alegria e Esperança, localizada no povoado Cascuda, apresentaram toda a produção em cordel feita por eles e homenagearam três escritores viçosenses: Fernando Alves, Audálio Honorato e Francisco Bahia.

“Esse é um momento muito importante para a escola e para a nossa cidade, porque traz uma evolução do processo educacional para os nossos alunos”, pontuou a diretora da unidade de ensino, Fernanda Oliveira.

Para o próximo ano, a coordenadora Patrícia planeja seguir com a Trilha Literária, desbravando a vida e a obra do escritor alagoano Graciliano Ramos, que morou e produziu em Viçosa.

“A Trilha da Leitura, com certeza, deixará um legado contínuo, surpreendendo positivamente a vida de muitas pessoas e fortalecendo a cultura educacional de nossa comunidade”, concluiu.