Viçosa comemora 192 anos com inaugurações e novos investimentos

Fotos: Atylla Bezerra

Viçosa, no Vale do Paraíba alagoano, celebrou, nesta sexta-feira (13 de Outubro), 192 anos de Emancipação Política. A data foi marcada por uma série de inaugurações, entregas de equipamentos, assinatura de ordens de serviço e de anúncios de novos investimentos.

“Viçosa está avançando, estamos vivendo um novo tempo agora! A gente começou a programação da Emancipação Política no sábado passado. São oito dias de entregas, eventos, inaugurações, serviços prestados à comunidade, ou seja, uma agenda bastante positiva”, comemorou o prefeito do município, João Victor.

As atividades desta sexta-feira (13) tiveram início com o hasteamento das bandeiras, em frente à Prefeitura de Viçosa. Após a solenidade, houve missa em ação de graças, na Matriz de Nossa Senhora das Dores.

A solenidade oficial foi realizada na Praça Apolinário Rebelo, onde o prefeito João Victor, o vice, João Bosco, e os secretários municipais recepcionaram as autoridades.

Estiveram presentes o senador Renan Calheiros, o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; de Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born; Especial de Obras da Setrand, Alcides Tenório; o deputado federal Marx Beltrão, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos; e o agropecuarista João Paulo.

Prestigiaram, ainda, a cerimônia os prefeitos de Pindoba, Cícero Cardoso; de Cajueiro, Lucila Toledo; e de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste); além de vereadores e outras autoridades.

Inaugurações

O prefeito João Victor e o secretário Mosart Amaral inauguraram a pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical de 40 ruas, compreendendo uma extensão de 10 quilômetros de vias urbanas, em Viçosa.

A obra faz parte do programa Pró-Estrada da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Foram investidos R$ 4,2 milhões.

Durante a solenidade, foi assinada a ordem de serviço para a retomada das obras, por meio do programa Alagoas de Ponta a Ponta, para a implantação do pavimento dos acessos à Cachoeira do Anel e ao povoado Sabalangá, numa extensão de 4km. A obra está orçada em mais de R$ 8 milhões. Também foi entregue ao município um caminhão compactador do programa Fortalece Alagoas.

Ainda durante a cerimônia, o prefeito João Victor fez a entrega de dois veículos à Secretaria Municipal de Educação e do primeiro selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/Conagreste) ao empreendedor Pedro Acioli de Souza, proprietário do Apiário Princesa das Matas, em Viçosa.

Bananal e Anel

Após a solenidade, a comitiva seguiu para a Escola Municipal Pimentel Amorim, localizada na Rua do Cravo. A unidade de ensino foi entregue à população após ampla reforma e ampliação de suas instalações.

Em seguida, foi a vez de inaugurar o acesso ao povoado do Bananal, com recapeamento asfáltico, pintura horizontal e vertical, numa extensão de pouco mais de 2 km, num investimento de R$ 1,2 milhão.

“Estamos hoje entregando várias ruas totalmente pavimentadas em asfalto e acesso à comunidade do Bananal. Traremos ainda mais investimentos para essa região com o Pró Estrada e o Alagoas de Ponta a Ponta”, assegurou o secretário Mosart Amaral.

Ainda no povoado Bananal, o prefeito João Victor inaugurou a Academia de Saúde José Leite da Paz (Zeca Leite) e a reforma da Praça Vicente Barbosa da Silva.

No povoado Anel, o prefeito fez a entrega do Ginásio Poliesportivo José Benedito Alves e da Academia de Saúde Maria das Dores Vieira da Silva.

De volta ao Centro de Viçosa, o prefeito João Victor inaugurou as obras de revitalização da praça da Avenida Firmino Maia e dos novos relógios do Bar do Relógio.

A programação alusiva aos 192 anos de Emancipação Política de Viçosa segue, nesta sexta-feira (13), com desfile cívico e os shows de Henry Freitas, Kátia de Tróia e Will Curtição, na segunda noite do Festival da Primavera. O evento foi aberto no dia anterior com as apresentações de Aluzê e Cazuadinha.

As comemorações serão encerradas com a realização do 8º Encontro dos Filhos e Amigos de Viçosa, evento que acontece no Clube Social, neste sábado (14), e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.