Viçosa bonifica profissionais das escolas com bom desempenho no Ideb 2021

Foto: Atylla Bezerra

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quarta-feira (28), a entrega simbólica das bonificações aos profissionais das escolas municipais que atingiram ou superaram, em 2021, a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb - 2019).

O prefeito João Victor e a secretária municipal de Educação, Iolanda Tenório, fizeram a entrega simbólica dos cheques. Serão bonificados os profissionais da Educação das escolas municipais Nazaré Batista, Pedro Carnaúba, São José e Elias Leite dos Passos.

O gestor afirmou que a soma de esforços, entre a gestão, os profissionais da Educação, os estudantes e os pais de alunos, fez com que as escolas municipais alcançassem o bom desempenho no Ideb.

“Obtivemos vários resultados positivos no Ideb e estou muito orgulhoso de vocês”, afirmou João Victor.

Serão R$ 2 mil para os professores, diretores e coordenadores pedagógicos dessas unidades de ensino, do 9° e 5° anos; R$ 1,2 mil para os professores dos demais anos e R$ 600 para os demais profissionais, entre vigias, merendeiras e serviços diversos. O dinheiro estará na conta dos servidores já nesta sexta-feira (30).

A bonificação faz parte do Programa Avança Viçosa, que tem como objetivo elevar a qualidade do ensino no município, valorizando os servidores.

“É um momento marcante na história do nosso município. O Avança Viçosa é um projeto que está se consolidando hoje aqui”, destacou o prefeito.

A secretária Iolanda Tenório afirmou que o sentimento é de missão cumprida.

“Sabemos os desafios que enfrentamos nesses dois anos de pandemia, mas as escolas lutaram, tiveram um apoio muito grande dos pais e estamos aí com um resultado satisfatório dessas quatro escolas. Mas as demais também se sintam premiadas, diante das dificuldades apresentadas e enfrentadas durante a pandemia”, ressaltou.

Desempenho

As escolas São José e Elias Leite dos Passos, ambas com Ideb 5.0, superaram as metas previstas.

Com Índice 6.3, a Escola Municipal Maria Nazaré Batista obteve o melhor Ideb entre todas as unidades que integram a 4ª Gerência Regional de Ensino (4ª Gere), formada por 8 municípios, mantendo a meta de 2019. Também manteve o Índice a Escola Pedro Carnaúba (4.9).

“Foi um desafio muito grande, mas graças a Deus e a muito trabalho conseguimos o resultado que a gente esperava e atingimos a nossa meta”, afirmou a diretora da Escola Municipal Pedro Carnaúba, Mariana Balbino, que falou sobre a premiação.

“O profissional, quando é valorizado, trabalha com mais gosto. Atingir a meta foi uma felicidade para todos, mas o incentivo financeiro também é importante. Trata-se de um reconhecimento de todo um trabalho em equipe, porque o resultado do Ideb não é feito por uma só pessoa”, observou.