Viçosa abre inscrições para o Registro do Patrimônio Vivo

Foto: Alexandra Lourenço

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, abriu, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o Registro de Patrimônio Vivo do Município. Elas devem ser feitas na sede da pasta (Casa da Cultura), na Avenida Firmino Maia, das 7h às 13 horas, até o dia 4 de março.

O Registro de Patrimônio Vivo do Município de Viçosa foi instituído pela Lei número 996, de 23 de setembro de 2019. São assim considerados aqueles que detêm os conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Viçosa.

Podem concorrer os brasileiros residentes em Viçosa há mais de 20 anos, que tenham comprovada participação em atividades culturais pelo mesmo tempo, contando da data do pedido de inscrição.

É necessário também, dentre outros requisitos, estar capacitado para transmitir seus conhecimentos ou suas técnicas a alunos e aprendizes. Este requisito, porém, será dispensado em caso de incapacidade física, devidamente comprovada.

Documentação

No ato da inscrição, o candidato precisa apresentar os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, comprovante de residência e documentação comprobatória de participação em atividades culturais.

Serão escolhidos, por votação do Conselho Municipal de Cultura, dois nomes, referentes aos anos de 2023 e 2024, que receberão o título de “Patrimônio Vivo do Município de Viçosa”.

Os agraciados passarão a receber, mensalmente, uma bolsa de incentivo do Município no valor de um salário mínimo vigente.