Secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência parabeniza Viçosa por ações inclusivas

Foto: Atylla Bezerra

A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas (Secdef), Aline Rodrigues, parabenizou a Prefeitura de Viçosa pelas ações inclusivas adotadas pela gestão municipal. Ela esteve na cidade, onde participou da Campanha Anticapacitismo, cujas palestras e outras atividades foram realizadas no Centro de Convenções, nesta quarta-feira (28).

Dentre as ações destacadas pela secretária: o anúncio feito pelo prefeito de Viçosa, João Victor, da realização do concurso público, que garantirá vagas para pessoas com deficiência; e a instalação do Camarote da Acessibilidade, durante o Carnaval 2024.

“O prefeito João Victor está de parabéns em trazer um camarote acessível para que todas as pessoas com deficiência possam participar dos momentos festivos do município. Essa é uma das ações do anticapacitismo”, pontuou Aline Rodrigues.

“A pessoa com deficiência quer também participar das festas, quer ter um lazer. Muitas vezes você pensa que uma pessoa surda não quer ir para um show, mas ela sente a batida da música no pé, no corpo, arrepia, e quer também fazer parte desse evento. Então Viçosa está parabéns”, acrescentou a secretária.

O prefeito João Victor afirmou que o Carnaval 2024, em Viçosa, ficou marcado na história do município pela sua grandiosidade, organização, importância econômica e pelas ações inclusivas.

“O dinheiro circulou e fomentou de verdade a economia de Viçosa. Mais de R$ 2 milhões foram injetados no comércio local, durante os cinco dias de festa. Nesse Carnaval, implantamos o Camarote da Acessibilidade, voltado às pessoas com deficiência, proporcionando um espaço totalmente acessível, inclusivo e seguro”, citou João Victor.

Concurso

Outra notícia comemorada por ela foi a realização do concurso público, anunciada pelo prefeito de Viçosa, no dia anterior.

“Li essa notícia com alegria. É importante que os municípios, em todas as áreas, se estruturem com profissionais efetivos. Dessa forma é possível dar continuidade às ações. É muito importante, também, que tenham vagas para as pessoas com deficiência. Alagoas tem mais de 300 mil pessoas com deficiência, então é importante que se tenha o cumprimento da cota, não só na empregabilidade no serviço privado, mas também no serviço público”, avaliou Aline Rodrigues.

Campanha

Viçosa foi o primeiro município, em 2024, a receber as ações da Campanha Anticapacitismo, promovida pela Secdef. Esta edição contou com a parceria da Prefeitura de Viçosa, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, e de Cultura, Esporte e Turismo.

Foram realizadas palestras sobre o assunto e compartilhadas vivências e a troca de experiências entre os participantes de Viçosa e de outros municípios do Vale do Paraíba alagoano.

“Iniciamos essa campanha no ano passado. Então, estamos chamando os gestores, os técnicos municipais, sobretudo, para que tenham qualidade no atendimento às pessoas com deficiência e promovam a ruptura do preconceito e das barreiras, principalmente atitudinais nas políticas públicas”, destacou a titular da Secdef.

“É preciso romper com essa fala de que a pessoa que tem deficiência não pode trabalhar, estudar, ter lazer; ela pode tudo, desde que todos nós, enquanto sociedade e poder público, propiciem acessibilidade para que essa pessoa consiga desempenhar as suas funções em plenitude”, concluiu.

Participaram também do evento o presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, Davyd Silveira Santos, o “Davi do Têda”; as secretárias municipais de Assistência Social, Kil Calheiros; de Saúde, Betânia Vasconcelos; de Educação, Iolanda Tenório; de Cultura, Esporte e Turismo, Jéssica Pedrosa; a presidente da Pestalozzi Viçosa, Marilene Gomes; dentre outras autoridades.