Saúde do homem: Viçosa promove Dia D do Novembro Azul com consultas e exames

Texto e foto: Severino Carvalho

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nessa quarta-feira (23), o “Dia D do Novembro Azul”, mês de conscientização sobre a saúde do homem. Uma tenda foi montada na Praça Apolinário Rebelo, onde foram disponibilizados serviços de aferição de pressão, glicemia capilar e testes rápidos para detecção da sífilis, hepatite B e C, além de consulta médica com o médico urologista.

O “Novembro Azul” tem com o objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.

“Saber que os homens de Viçosa estão cuidando mais da saúde nos alegra muito. Isso é fruto, também, do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Você, homem, não deixe para se cuidar apenas no mês de novembro, nós temos o ano todo para cuidar da saúde e prevenção também é coisa de homem”, alertou a coordenadora municipal da Atenção Básica, Letícia Amorim.

Mais de 50 pacientes foram atendidos durante as atividades promovidas no Dia D. Berto Santos Silva, 54 anos, foi um deles.

“É muito boa essa ação, porque a gente fica sabendo o que tem para se tratar, com tantas doenças espalhadas pelo mundo”, disse.

Letícia Amorim recordou que, no ano passado, as ações do Novembro Azul foram mais voltadas à realização de exames e que, nesta edição, focou nas consultas.

“Demos preferência à faixa etária acima de 40 anos, porque essa é a faixa em que mais ocorrem as doenças da próstata”, observou.

Ela informou, ainda, que os pacientes que não puderam comparecer ao Dia D podem procurar a Rede de Atenção Básica do município que serão devidamente atendidos.

“Os homens podem procurar todas as unidades Básicas de Saúde do município, não só no mês do Novembro Azul, mas em todos os dias do ano. Nessas unidades são realizadas consultas e exames. Temos ainda o Laboratório Municipal onde são feitos os exames de PSA para detecção do câncer de próstata”, concluiu.