Projeto de incentivo à bovinocultura de leite já conta com 36 adesões em Viçosa

Foto: Atyla Bezerra

A Prefeitura de Viçosa e o Sebrae Alagoas lançaram, nesta terça-feira (31), o projeto de transferência de embriões para o melhoramento genético do rebanho bovino e a elevação da produção leiteira. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do leite no município do Vale do Paraíba alagoano.

O lançamento aconteceu no Centro de Formação, onde foram formalizadas 36 das 40 adesões previstas ao programa que, além da transferência de embriões de alto padrão, garante assistência técnica e gerencial gratuita aos beneficiários durante seis meses.

“Vamos, assim, garantir o melhoramento genético do gado do pequeno produtor, alavancando sua produção. Isso é motivo de muito orgulho. Fomos o primeiro município do estado a ser contemplado com esse projeto”, comemorou o prefeito de Viçosa, João Victor.

Durante o lançamento do projeto, o analista do Sebrae, engenheiro agrônomo Marcos Fontes, proferiu a palestra “Porque e como produzir mais leite”. De acordo com ele, a iniciativa busca aumentar a produção, melhorar a qualidade do leite e, com isso, ajudar no desenvolvimento econômico do município.

“Tratamos aqui da transferência de embriões. É uma tecnologia um pouco diferente da inseminação artificial. Na transferência de embriões, os dois progenitores são de alto desempenho, então isso favorece um ganho genético muito mais rápido”, explicou Fontes.

Nordeste

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Israel Moura, participou do lançamento e falou da importância do projeto para os pequenos produtores.

“Estamos trazendo essa parceria, viabilizando esse projeto a custo zero para aqueles que não têm condições de acessar esse tipo de melhoria genética”, ressaltou o secretário.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Bomfim, o projeto prevê 40 adesões, mas o número pode ser ampliado a depender da demanda.

“Viçosa já figurou entre os maiores produtores de proteína animal do Nordeste, já teve a segunda maior bacia leiteira do Estado. E é isso o que a gente está tentando retomar com essas iniciativas”, reforçou Bomfim.