Prefeitura e Sebrae atuam para tornar Viçosa polo produtor de plantas ornamentais

Compartilhe:
Foto

Texto e fotos: Severino Carvalho

Vídeo: Atylla Bezerra

Viçosa sediou, nesta quinta-feira (2), o Seminário de Plantas Ornamentais. Promovido pela Prefeitura Municipal e o Sebrae Alagoas, o evento foi realizado no Centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres e deu a largada para o projeto que vai envolver 20 produtores do município, desde o cultivo até a comercialização. A ideia é tornar Viçosa um polo produtor para o estado.

“Estamos dando o pontapé inicial para um grande projeto de plantas ornamentais, pioneiro no estado de Alagoas. Em parceria com o Sebrae, vamos fazer todo um trabalho e um planejamento, fechando a cadeia produtiva, seja ela na produção de mudas até a comercialização. E a mão de obra familiar é quem vai tocar o negócio”, anunciou o prefeito de Viçosa, João Victor.

O gestor abriu o Seminário, que teve como tema “Semeando bons negócios”. O evento apresentou as tendências de mercado, novas oportunidades de negócios e as melhores práticas e manejos para potencializar a produção no município.

“O papel do Sebrae é exatamente estimular a produção de plantas ornamentais, de flores. Essa é uma área que gera muito emprego e renda. Trata-se de um mercado no Brasil que vem crescendo de forma muito forte”, destacou o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle André, que também fez a abertura oficial do Seminário, juntamente com a diretora de Administração e Finanças da instituição, Juliana Almeida.

Segundo o secretário municipal de Agricultura de Viçosa, Israel Moura, 20 produtores foram prospectados para participar do projeto, situados em comunidades rurais, a exemplo da Dourada, da Pedra de Fogo e do Tangil, bem como da região periurbana.

“Daremos apoio à produção é à comercialização, que é o mais importante nesse processo. Incialmente, procuramos aqueles que já desenvolviam a atividade, porque isso facilita o início do processo, e todos aderiram”, revelou Moura.

Elivânia Tenório é uma dessas produtoras. Ela comercializa flores há nove anos em Viçosa, junto com a mãe e a filha.

“É uma oportunidade maravilhosa que o prefeito e o Sebrae estão trazendo aqui para Viçosa. Tem que aproveitar, porque isso vai abrir um leque pra gente. Estou ansiosa para que comece”, revelou ela.

Polo produtor

Para iniciar o projeto, Sebrae e Prefeitura fizeram um estudo técnico sobre o clima. Foram avaliadas características como altitude, solo e índice pluviométrico.

“A gente começa por Viçosa pelas condições climáticas. Flores temperadas precisam de altitude e Viçosa tem as condições ideais para isso. A gente vai fazer de Viçosa um polo (produtor)”, afirmou o diretor técnico do Sebrae Alagoas.

Dando seguimento ao cronograma, foi realizado o levantamento dos produtores situados em Viçosa.

“A partir do estudo, verificou-se que havia possibilidade de se produzir plantas ornamentais (temperadas), a exemplo do Tango, do Crisântemo, da Crista de Galo”, pontuou a zootecnista Analice Bomfim, da Secretaria Municipal de Agricultura.  

“Após o Seminário, será feito o fornecimento das mudas. Os produtores receberão visitas técnicas e gerenciais dos consultores do Sebrae e da Secretaria Municipal de Agricultura, que levarão informações sobre manejo, tratos culturais, pós-colheita e comercialização. Daremos assistência continuada”, acrescentou Analice.

Seminário

O Seminário contou com as palestras do especialista em flores e design floral, Jab Pasollini; do empresário Maurício João Mattar, que apresentou sua experiência à frente da empresa Mudaflor; e dos empresários Edson Tamada e Naomi Tamada, da Tamada Plug Plant. Estes trataram da produção de mudas obtidas através de sementes, estacas e propagação In-Vitro.

O evento foi finalizado com a palestra da engenheira agrônoma Cinara Libéria Pereira Neves. O tema foi “Floricultura – o setor e seus desafios”. Os especialistas também prestaram esclarecimentos e tiraram dúvidas do público presente.