Prefeito João Victor cobra funcionamento do Abatedouro Frigorífico de Viçosa

Texto e foto: Severino Carvalho

Em reunião com a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, o prefeito João Victor defendeu a conclusão das obras e o pleno funcionamento do Abatedouro Frigorífico de Viçosa, concedido pelo Governo de Alagoas, em julho de 2021, à iniciativa privada. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (16), a pedido do gestor, nas instalações do equipamento e contou a presença de vereadores, marchantes, pecuaristas e representantes da empresa concessionária.

“Somos os principais interessados para que o Abatedouro de Viçosa funcione o mais rapidamente possível. A gente tem cobrado muito isso e eu tenho certeza que a Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária) vai tomar um posicionamento em relação a situação em que se encontra hoje o Matadouro de Viçosa. A obra está totalmente atrasada, não estamos vendo avanço e o Estado, tenho certeza, vai tomar todas as medidas necessárias e cabíveis para que a gente possa, de fato, realizar esse sonho, que é ativar o nosso Matadouro”, afirmou João Victor, agradecendo a secretária pela visita e pelo empenho em solucionar o problema.

O prefeito de Viçosa lembrou que todas as obrigações inerentes ao município estão sendo cumpridas para que o Abatedouro entre em pleno funcionamento. Essa foi a segunda reunião do gestor com a secretária de Agricultura e Pecuária, que teve como pauta o Abatedouro de Viçosa; a primeira ocorreu na sede da Seagri, logo que Carla Dantas assumiu a Pasta. Naquela oportunidade, João Victor a convidou para uma visita às instalações do Matadouro.

“A gente sabe que não depende mais do município. Há todo um contrato e cláusulas que, por parte da Prefeitura, estão todas sendo cumpridas. A gente fica tranquilo com relação a isso. A parte política, a gente também tem feito, de estar sempre cobrando da empresa e do Estado para que o nosso Matadouro seja uma realidade”, acrescentou.

Plano de Trabalho

Após a inspeção das instalações do Matadouro de Viçosa, que contou com técnicos da Seagri, da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), do Alagoas Ativos e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carla Dantas anunciou a elaboração de um plano de trabalho para acompanhar a obra e fazer com que o Abatedouro entre em pleno funcionamento.

Ela destacou que a concessionária tem até agosto para fazer o Abatedouro funcionar a contento, caso contrário o Estado fará um novo chamamento público para que outra empresa assuma o Matadouro de Viçosa e o faça entrar em operação.

“A gente vai fazer um plano de trabalho para ficar acompanhando essa obra. Quero muito que a empresa que ganhou consiga cumprir o contrato, mas não posso, como secretária de Agricultura, esperar até julho para ver que as coisas não aconteceram para poder tomar atitude. A alternativa mais viável seria: se a empresa não conseguir cumprir o prazo, a gente fazer um chamamento para que outra empresa assuma a obra”, ponderou Carla Dantas.

Ela destacou, ainda, o empenho do prefeito João Victor no sentido de colocar em operação o Matadouro de Viçosa, o mais rapidamente possível.

“Logo que assumi, o prefeito João Victor foi lá na Secretaria para tratar sobre o Matadouro. Ele é muito preocupado com as coisas aqui de Viçosa. O povo está muito bem representado”, afirmou a secretária.