Prefeito inaugura reforma e ampliação de 2 escolas e 1 ginásio, em Viçosa

Fotos: Atylla Bezerra

Viçosa celebra 192 anos de Emancipação Política na próxima sexta-feira (13) e a semana tem sido repleta de realizações e atividades para comemorar a data festivaNesta quarta-feira (11), o prefeito João Victor e a secretária municipal de Educação, Iolanda Tenório, inauguraram as obras de reforma das escolas municipais Manoel Firmino e Pedro Carnaúba.

“Eu fico muito feliz em investir e transformar a nossa educação. São reformas importantes e significativas, que proporcionam melhores condições de ensino para os profissionais que trabalham e de aprendizagem para os protagonistas, que são os nossos alunos”, destaca o prefeito João Victor.

A primeira unidade inaugurada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Manoel Firmino Teixeira de Vasconcelos, no Mutirão Área 7. A escola não passava por uma reforma havia duas décadas.

O prédio teve a fechada e a calçada reformadas, garantindo melhor acessibilidade; recebeu novos portões e moderna iluminação.

Todo o telhado foi substituído por telhas especiais, mais fixas e que garantem conforto térmico. Já o madeiramento foi reparado e recebeu tratamento contra cupim e outras pragas. O forro foi 100% substituído, o mesmo ocorreu com a rede elétrica.

As salas de aula ganharam nova iluminação, quadros, portas e estão prontas para receber os aparelhos de ar-condicionado. Os banheiros também foram totalmente reformados, assim como a cozinha.

“Ficou uma maravilha a reforma: mais aconchegante para os alunos e para os professores também”, comemora a professora Flávia Ferreira da Silva.

As obras contemplaram, ainda, a construção de uma lavanderia. O pátio recebeu nova pintura, piso granilite de alta resistência e melhoria na drenagem.

Os melhoramentos também se estenderam às salas da Coordenação, dos Professores, da Diretoria, da Secretaria e de Espera para pais e alunos. A acessibilidade está garantida com a instalação de corrimãos e de rampas.

Pedro Carnaúba

Localizada na Rua do Passarinho, a Escola Municipal Pedro Carnaúba foi totalmente reformada e ampliada.

As obras contemplaram as 13 salas de aula, o pátio, o auditório e o Ginásio Poliesportivo, que ganhou vestiários, telas de proteção, pintura e moderna iluminação em led.

Além da reforma, a Escola Pedro Carnaúba foi contemplada com a construção de uma Sala de Leitura.

“A Sala de Leitura foi um ganho muito grande para a nossa escola. Esse equipamento não havia no projeto inicial, mas a gente pediu ao prefeito e ele entendeu a importância de termos esse espaço”, comemora a diretora adjunta, Rosineide Pedro.

A Pimentel Amorim será a próxima escola municipal a ser inaugurada, nesta sexta-feira (13), dia da Emancipação Política de Viçosa.

“São três escolas, todas com amplas reformas. Em nosso planejamento, pretendemos reformar todas as unidades de ensino do município; a próxima será a Creche do Poeirão”, revela a secretária Iolanda Tenório.

O prefeito de Viçosa entregou, ainda, a Sala de Gerência do Transporte Escolar, equipada com cozinha, refeitório e setor administrativo. Toda a agenda de inaugurações foi acompanhada por vereadores, secretarários municipais, o vice-prefeito, João Bosco; dentre outras autoridades.

Saúde Itinerante

A quarta-feira (11) também foi marcada pelas ações do programa Saúde Itinerante, realizado na Praça Apolinário Rebelo, Centro, durante a manhã.

“A gente leva o Programa Saúde Itinerante para pertinho das comunidades, dos povoados, com todos os serviços que ofertamos em nossa rede de saúde. E hoje, comemorando a Semana da Emancipação, a gente está promovendo as ações aqui no Centro da cidade”, destaca a secretária municipal de Saúde, Núbia Moura.

Quem também esteve na Praça do Cinema foi a unidade móvel do Sine Alagoas. O ônibus da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), em parceria com a Viçosa, ofertou diversos serviços, como oportunidades de emprego, orientações sobre a emissão da Carteira de Trabalho Digital, a confecção de currículo e informações acerca do Seguro Desemprego.

Workshop de Violino

No Centro de Convenções, foi realizado o I Workshop Itinerante de Violino de Viçosa. A iniciativa é do Laboratório de Violino da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Prefeitura Municipal.

“Esse é um momento para comemoramos a Emancipação Política de Viçosa. Aproveitando essa data tão especial, estamos realizando o I Workshop Itinerante de Violino. É a primeira vez que o Curso de Música da Ufal sai de sua sede e vem para o interior de Alagoas”, comemora o professor Luan Marques.

O Laboratório de Violino da Ufal é um projeto de extensão universitária de ensino coletivo de violino que atua desde 2017 promovendo cursos livres em diversos níveis.

O município de Viçosa é um dos três núcleos de ensino. O projeto oferece cursos livres de violino nos níveis iniciante, médio e avançado com a utilização de metodologias integradas compreendendo Suzuki, Paul Rolland e Maia Bang.

“Eu vejo esse momento aqui como uma grande oportunidade porque tem muita gente que tem talento e, às vezes, não tem condição suficiente para pagar pelas aulas, então vejo como uma grande porta”, disse a estudante Maria Amélia, 14 anos, que toca flauta doce e saxofone.

“O Laboratório funciona em três núcleos: Maceió, Viçosa e Campo Alegre. A gente propôs esse evento para unir essas três turmas com uma série de atividades ao longo do dia: palestra sobre a técnica básica do violino, um momento para masterclass (aula dada por mestre no assunto) e os recitais de professores e alunos. A receptividade em Viçosa é maravilhosa: a gente já é recebida com um sorriso no rosto e vê que todo mundo se esforçou pra receber a gente com muito carinho e zelo”, conta a Professora Dra. Débora Borges da Silva, violinista, docente do Curso de Música – Licenciatura ICHCA/UFAL.