Poço artesiano perfurado no Assentamento Quinta da Serra beneficia 50 famílias

Fotos: Ascom Viçosa

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fez, nesta terça-feira (22), a perfuração de um poço artesiano no Assentamento Quinta da Serra. A obra põe fim ao desabastecimento que afetava há anos as 50 famílias da comunidade rural.

“A comunidade era abastecida por sete poços artesianos que, infelizmente, secaram. Então, o abastecimento passou a ser feito de forma paliativa, por meio de caminhão-pipa, duas vezes por semana. Isso representa 24 mil litros de água. Por determinação do prefeito João Victor, fizemos a perfuração desse novo poço, com aproximadamente 50 metros de profundidade, que soluciona o problema em definitivo, garantindo o abastecimento de forma permanente”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Israel Moura.

Ele explica que do poço, a água será bombeada ao reservatório suspenso e distribuída por gravidade às residências dos moradores. Segundo os assentados, a falta de água castigava a comunidade há pelo menos cinco anos.

“Hoje é um momento de grande importância para nós do Assentamento Quinta da Serra com a perfuração desse poço. Estamos realizando um sonho que vai sanar o problema de mais de 50 famílias, que hoje sofrem por falta de água, sendo abastecidas por carro-pipa”, disse o assentado Juli Cordeiro.

“Concretizamos mais um sonho que é a perfuração do poço artesiano que vai atender a minha querida Quinta da Serra, que tanto precisa e clamava por água”, comemorou o prefeito de Viçosa, João Victor.

“Esse é um trabalho que vamos continuar realizando e fortalecendo para levar água e dignidade às famílias que moram no campo”, completou.

Secretário Israel Moura e Juli Cordeiro comemoram a perfuração do poço artesiano, ao verem a água jorrar novamente na Quinta da Serra

Israel Moura informou, por fim, que a Prefeitura já solicitou à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a recuperação dos sete poços que atendiam a comunidade e que perderam a vazão.

“Estamos apenas aguardando autorização de Brasília para liberação dos recursos e início das atividades”.