Mutirão leva exames laboratoriais e de ultrassonografia às Unidades Básicas de Saúde

Foto: Ascom Viçosa

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, esta semana, ao Mutirão de Serviços. Além de exames laboratoriais, estão sendo disponibilizadas ultrassonografias.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Núbia Moura, o objetivo do Mutirão de Serviços é atender a demanda reprimida, sobretudo no tocante à realização de exames de ultrassonografia.

“Fizemos uma experiência exitosa com o Mutirão de Exames Laboratoriais. Nós levamos para dentro das unidades esse serviço, aproximando-os da população. A gente viu que, de fato, foi positivo. Em seguida, fizemos um levantamento e percebemos que havia a necessidade de ofertarmos também o exame de ultrassom”, recordou a secretária.

A cada mês, o Mutirão ocorrerá em uma unidade de saúde diferente, quando serão realizados 70 exames de ultrassonografia, levando o serviço para mais perto da população.

“O objetivo desses mutirões é tratar e prevenir, precocemente, as doenças. Vamos fazer o Mutirão de Serviços com exames laboratoriais e ultrassom, e avaliar se conseguimos levar mais serviços para dentro das unidades”, revelou Núbia Moura.

Cronograma

Nessa quarta-feira (15), a ação aconteceu no Conjunto Santa Ana, contemplando mais de 50 pessoas.

Em abril, o Mutirão de Serviços será realizado nas unidades do José Loureiro e Octávio Brandão; em maio, no Sabalangá e José Maria de Melo; em junho, no Anel e Tangil; em julho, no Jayme Carneiro, Oswaldo Brandão e Caminho da Roça.

Para mais informações, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.