Livro Cem Causos da Viçosa das Alagoas será lançado neste sábado (1º)

Fotos: Divulgação

Com o apoio da Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, será lançado, neste sábado (1º), o livro “Cem Causos da Viçosa das Alagoas”. A solenidade acontece, a partir das 19 horas, no Centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres, localizado na Praça Apolinário Rebelo, também conhecida como “Praça do Cinema”.

A obra reúne, em 386 páginas, textos de cem autores viçosenses de nascimento, de alma e de coração. Os causos têm como cenário o município de Viçosa, localizado a 86 km de Maceió, no Vale do Paraíba.

“Eu nunca vi um livro tão bonito, com uma capa tão bonita. O livro está divertido, tem muita história, muito folclore, muita cultura; o livro tem muito Viçosa. As pessoas vão ter uma alegria profunda e vão voltar a uma memória afetiva. Muitos vão se ver em vários causos que estão aí”, descreveu Marcos Peixoto, um dos autores e integrante da Comissão Literária, responsável pela organização da obra.

Formam ainda a Comissão: Agelina Araujo, Nadejane Madeiros, Beatriz Brandão, Caio Vasconcelos, Ivaldo Vilela (Gordivaldo), José Celso e Wagner Accioly. O prefácio é assinado pelo ex-deputado federal por São Paulo e ex-ministro, o viçosense Aldo Rebelo; a capa, do artista plástico Agélio Novaes, também filho da terra.

“Nós resgatamos essa marca que Viçosa tinha de ser a Atenas Alagoana. Viçosa chegou a ter 30 jornais! Quantas pessoas leem tanto numa cidade só do interior? A gente viu, com esse livro, o quanto de pessoas ainda têm na veia essa parte literária, cultural. Isso é muito bonito”, destacou Marcos Peixoto.

Após o lançamento, autores e público participam de uma confraternização na Praça Apolinário Rebelo, que contará com apresentações musicais e folclóricas.

“Com todo esse apoio que a Prefeitura de Viçosa está dando pra gente, neste lançamento, teremos uma festa muito bonita, até porque o Centro de Convenções era o antigo Cine Godoy, onde toda pessoa que teve uma infância em Viçosa, nas décadas de 70 e 80, tem uma memória viva do cinema, muito positiva e muito marcante. O Cine Godoy hoje é o Centro de Convenções e ele ainda preserva muita coisa daquela época, então vai ser uma emoção extrema, por ser exatamente nesse local, preservado”, considera Peixoto.

O prefeito de Viçosa, João Victor, falou da importância da obra para a cultura viçosense.

“Viçosa sempre foi conhecida pelos seus intelectuais, escritores, poetas e estudiosos da cultura popular. O livro ‘Cem Causos da Viçosa das Alagoas’ ratifica e fortalece a nossa veia literária e cultural. Para nós que fazemos o poder público é um dever e uma honra apoiar essa iniciativa”, afirma João Victor.

Serviço

O quê: Lançamento do livro Cem Causos da Viçosa das Alagoas, editora Querida Prudência

Quando: 1º de abril, a partir das 19 horas

Onde: Centro de Convenções de Viçosa (antigo Cine Godoy), Praça Apolinário Rebelo, Centro