Feiras da agricultura familiar e de plantas ornamentais movimentam Viçosa

Fotos e vídeo: Atylla Bezerra

A Feira da Agricultura Familiar e a “Primeira Expo Viçosa do Nosso Brasí” movimentaram a Avenida Firmino Maia, Centro de Viçosa, na manhã e tarde desta quinta-feira (12). As iniciativas integram a programação do Festival da Primavera, em comemoração aos 192 anos de Emancipação Política de Viçosa.

A “Expo Viçosa do Nosso Brasí” - feira de flores ornamentais – é uma realização da Prefeitura de Viçosa, em parceria com o Sebrae Alagoas. A iniciativa faz parte do projeto de floricultura que está sendo desenvolvido no município.

A exposição reuniu 16 de produtores de plantas ornamentais viçosenses, que recebem capacitação e assistência técnica para produzir mais e melhor, por meio do projeto executado pela Prefeitura e o Sebrae Alagoas.

“Nosso intuito é promover a inclusão produtiva do homem e da mulher do campo, ofertando condições para que se tornem empreendedores”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Israel Alcântara.

Assistidas pelo projeto, as produtoras de plantas ornamentais Elivânia Tenório e Jéssica Teotônio destacaram a importância da realização da feira, em pleno Festival da Primavera.

“É muito importante porque é um ‘abre chave’ para todos nós. Eu estou no mercado de plantas há dez anos e essa feira que a Prefeitura nos proporcionou foi maravilhosa”, comemora Elivânia.

“É uma oportunidade para o produtor aumentar a sua renda e trazer uma novidade aos consumidores de Viçosa e da região”, complementa Jéssica.

Agricultura Familiar

A “Expo Viçosa do Nosso Brasí” foi realizada à tarde. Pela manhã, o espaço foi ocupado pelos produtores da Feira Municipal da Agricultura Familiar.

A 6ª edição reuniu 28 produtores independentes e de seis associações rurais do município. Para a realização da Feira Municipal da Agricultura Familiar de Viçosa, que acontece mensalmente, a Prefeitura oferta, dentre outros serviços, todo o apoio logístico para o transporte dos produtos e dos produtores.