Donos de food trucks de Viçosa fazem visita técnica a food parks em Maceió

Texto e fotos: Severino Carvalho

Trocar experiências e conhecer a realidade dos food parks instalados em Maceió. Esses foram os objetivos da visita técnica feita por 20 microempreendedores viçosenses, na noite dessa terça-feira (8), a três áreas destinadas à comercialização de alimentos e bebidas, na capital alagoana, nos bairros da Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara.

A iniciativa foi proporcionada pela Prefeitura de Viçosa, por meio da Sala do Empreendedor. O prefeito do Município, João Victor, acompanhou o grupo durante toda a visita.

Ele reafirmou o apoio aos microempreendedores donos de food trucks que, em breve, desocuparão a Praça Apolinário Rebelo e receberão um espaço exclusivo, dotado de toda a infraestrutura para a comercialização dos produtos, em área a ser definida conjuntamente.

“Foi uma experiência bastante interessante para os nossos microempreendedores individuais que trabalham na Praça do Cinema. Eles conheceram modelos de food parks que estão dando certo e que vamos levar para o nosso município. Vamos dar uma melhor condição de trabalho, disponibilizar uma infraestrutura melhor e atrair não só os viçosenses, mas toda a população do Vale do Paraíba para esse novo ambiente que vamos criar”, anunciou João Victor.

Food Park é um modelo de negócio que reúne, ao ar livre, diversos food trucks (trailers e vans adaptadas com cozinhas) que produzem e servem ali mesmo bebidas e alimentos variados.

A gerente da Sala do Empreendedor, Luciana Sampaio, e a consultora Dayse Buyers, também acompanharam o grupo durante a visita técnica na capital alagoana.

“A Sala do Empreendedor está ofertando toda a orientação necessária aos donos de food trucks, desde a formalização até a participação em oficinas e cursos sobre produção e armazenamento de alimentos e segurança do trabalho”, destacou Luciana.

“O objetivo da visita foi trazê-los aqui para conhecerem realidades parecidas com as deles em Viçosa, verem a organização do processo de associativismo, como foi a regulamentação, porque estão em processo de formalização de uma associação”, contou Dayse.

Experiência

Para o microempreendedor viçosense Valdeir da Silva Santos, a experiência foi enriquecedora. Ele agradeceu o apoio ofertado pelo Município.

“A iniciativa foi muito boa. O prefeito João Victor vem apoiando a gente, que está iniciando a nossa associação e que vai nos trazer muitos benefícios. A gente só tem a crescer e a agregar muito à economia de nossa cidade”, destacou Valdeir.

Dono de um food truck na Praça do Skate, em Maceió, o empreendedor Fábio Pedrosa também enalteceu a iniciativa da Prefeitura de Viçosa.

“Quero parabenizar o prefeito João Victor e dizer que essa é uma ótima iniciativa: apoiar os food trucks de Viçosa. Todos, com irmandade e união, venceremos”, afirmou.