Conselheiros tutelares de Viçosa tomam posse

Fotos: Alexandra Lourenço

Titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Viçosa foram empossados nesta terça-feira (9) para o quadriênio 2024 / 2028. A solenidade aconteceu no Centro de Educação Especial Cônego José Moreira Pimentel.

O prefeito de Viçosa, João Victor, e os secretários municipais de Administração, Clóvis Júnior; e da Assistência Social, Kiatiane Calheiros, a “Kil”, prestigiaram a cerimônia de posse.

João Victor lembrou que em 2022 enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal, elevando de um para dois salários mínimos a remuneração dos conselheiros tutelares de Viçosa. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, em setembro daquele ano.

“A gente entende e enxerga a importância que tem o conselheiro tutelar, que cuida do nosso bem maior que são as nossas crianças e adolescentes, ou seja, cuidam do nosso futuro, do futuro da nossa cidade. Por isso, nós dobramos o salário do conselheiro tutelar”, destacou o prefeito.

Em seu segundo mandato, o conselheiro tutelar Ronaldo Correia da Silva afirmou que em 30 anos de atuação em Viçosa, o CMDCA nunca havia sido tão valorizado como na atual gestão municipal.

“Isso nos dá ainda mais disposição para trabalhar por nossas crianças e adolescentes. Em princípio, o colegiado decidiu solicitar um aumento de 60%, mas o prefeito João Victor nos escutou e entendeu que a gente precisava ser melhor remunerado e foi dado 100% de aumento”, recordou Ronaldo Correia, agradecendo ao prefeito pela valorização.

A secretária de Assistência Social também exaltou o trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares, na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

“Os conselheiros tutelares desempenham papel fundamental na proteção e na garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes, cumprindo e zelando, dessa forma, com o que estabelece o ECA, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente”, pontuou Kil.

Prefeito João Victor prestigia solenidade de posse dos conselheiros tutelares de Viçosa

Tomaram posse os conselheiros tutelares: Carlos Eduardo Almeida (eleito com 1.143 votos), Antônio Wallisson F. da Silva (1.074), José Vítor da Silva (920), Ronaldo Correia da Silva (901) e Possidônia Tibúrcio de Lima (896).

“O sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus, aos amigos, a nossa família. Não só eu, mas todo o colegiado pretende fazer o possível e o impossível para defender as nossas crianças e adolescentes”, afirmou o conselheiro José Vítor da Silva, que vai desempenhar o quarto mandato.

Também foram empossados os suplementes: Lavynya D’Árc Soares (852), Polyana Márcia Cavalcante Tenório (767), Jadilma Regina Cavalcante (718) e José Carlos da Silva (699).

Participaram, ainda, da cerimônia o chefe de Gabinete da Prefeitura de Viçosa, Alexandre Alves; o presidente da Câmara de Vereadores, Davyd Silveira Santos; a presidente do CMDCA, Hosana Cavalcante; o vereador Volney Vilela; o assessor executivo, Francisco Baia; dentre outras autoridades.