Animação e diversidade de ritmos marcam o 1º dia do Carnaval 2024 em Viçosa

Fotos: Alexandra Lourenço e Atylla Bezerra

No passo do frevo, no gingado da swingueira, ao som potente do batidão ... O Carnaval de Viçosa teve início nessa sexta-feira (9) com a marca da diversidade de ritmos, que contagiou os foliões pelas ruas da cidade e na Avenida Firmino Maia, palco central dos festejos. A programação segue até o dia 13.

“É o primeiro dia do nosso Carnaval, o maior e melhor Carnaval de todo o Vale do Paraíba”, festejou o prefeito de Viçosa, João Victor, que, ao lado da secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Jéssica Pedrosa, prestigiou a abertura dos festejos.

A primeira das cinco noites de festa teve início com o desfile do Bloco das Secretarias, que saiu da Praça Apolinário Rebelo em direção à Avenida Firmino Maia. No palco central, se apresentaram Alanzinho e Trio da Huanna.

“O melhor Carnaval do estado de Alagoas é em Viçosa. A programação tá top, todas as bandas são boas. É show!”, exaltou o folião Jéferson Barbosa dos Santos.

“O Carnaval tá ótimo, bom demais. Eu gosto muito do Trio da Huanna e das outras atrações também, mas a que mais gosto é do Trio da Huanna”, destacou Edjane da Conceição, enquanto aguardava a apresentação da banda favorita.

Neste sábado (10), se apresentam no palco principal da Avenida Firmino Maia: Elminho, Lucas Firmino e o Rodo da Bahia. No domingo (11): Cazuadinha, orquestra de frevo, Dallessandro Top e Lucas Costa; na segunda (12): Som Brasil, Trem Bala e Heitor Costa; e na terça (13): orquestra de frevo, W é Show e Highlander.

Ação inédita

Em uma ação inédita, as secretarias de Saúde, Assistência Social e de Cultura, Esporte e Turismo instalaram o Camarote da Acessibilidade para garantir o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos festejos carnavalescos de Viçosa.

“Eu achei uma iniciativa excelente, a gente também precisa se divertir”, disse a professora Maria Lúcia da Silva, 58 anos, primeira a acessar o Camarote.

Economia

O Carnaval 2024 anima os foliões e aquece a economia de Viçosa e da região do Vale do Paraíba. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, 115 ambulantes se cadastraram para comercializar seus produtos nos cinco dias de festa.

“A expectativa é de que o Carnaval 2024 vá superar os outros anos. Não que nos anos anteriores não tenha sido bom, mas 2024 está sendo melhor. Eu nunca tinha visto uma festa dessa em pleno a sexta-feira, lotada, e a gente faturando. As vendas já subiram bastante”, comemora a vendedora Maria Márcia da Silva.

“A expectativa está sendo muito boa e a participação do público também, o que vai fomentar a economia e as vendas”, acrescenta o ambulante João Vicente da Costa Filho, que reforçou o estoque de bebidas.

O ambulante Erisvaldo Cesário saiu de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, apostando no sucesso do Carnaval de Viçosa para faturar com a venda de balas, confeitos e outros doces.

“O Carnaval de Viçosa sempre é bom. Minha expectativa é que seja melhor do que o outro. Aqui sempre foi estouro e esse ano vai ser estouro também”, aposta.

Iris de Araújo é de Juazeiro do Norte, no Ceará, e também foi atraída pela força econômica da festa carnavalesca de Viçosa.

“Tá com 20 anos que eu venho pra cá no Carnaval. A minha expectativa é que seja bom como em todos os outros. Mas esse ano a programação tá melhor, eu tô achando. O Carnaval começou na sexta, tá cheio de gente, e ganhamos um dia a mais de festa para vender”, festeja Iris.