Alunos de escola municipal de Viçosa recebem visita da Equipe SESI FTCAMB

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Texto: Severino Carvalho

Fotos e vídeo: Atylla Bezerra

Os alunos do 6º ano (turmas A, B e C) da Escola Municipal Pedro Carnaúba, em Viçosa, tiveram uma manhã, nesta terça-feira (21), de muito aprendizado e troca de experiências. Eles receberam a visita da Equipe SESI FTCAMB da FIRST TECH CHALLENGE (FTC). Os integrantes compartilharam um pouco dos projetos e atividades de robótica que desenvolvem durante o ano letivo e nas competições que disputam. 

“Essa equipe fantástica veio nos prestigiar, trazendo inovação, tecnologia, criatividade e muita matemática e engenharia”, afirmou o professor de Matemática da Escola Municipal Pedro Carnaúba, João Paulo Falcão. 

Ele trabalha em sala de aula com a metodologia da robótica educacional, aliada à metodologia Steam, que proporciona uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e matemáticos, tornando o ensino mais envolvente e prático.

“Eu costumo trabalhar com a robótica educacional por meio da metodologia Steam, que traz a criatividade, o empoderamento e a colaboração entre os alunos”, revela. 

O professor conta que foi através das aulas de robótica que surgiu o projeto Robótica Sucational, desenvolvido pelos alunos da Pedro Carnaúba. 

“A gente trabalha com a coleta de resíduos eletrônicos na escola. Com esse material, conseguimos matéria-prima para que esse trabalho seja feito nas aulas de matemática”, detalha. 

FIRST 

A FIRST é uma organização sem fins lucrativos fundada por Dean Kamen em 1989. Ela promove a educação em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática através de programas educacionais e competições de robótica para jovens. 


O projeto tem como intuito levar ensinamentos sobre o Steam aos educadores para que, em seus momentos de aula, utilizem essa forma de ensino, dando oportunidades para que os alunos sejam os protagonistas do seu aprendizado.

“A recepção foi maravilhosa. Os alunos estavam desde a semana passada perguntando, ansiosos. Foi tudo muito positivo”, resumiu o professor João Paulo.