» Página Inicial Prefeitura

Prefeitura Municipal de Viçosa

Prefeitura Municipal de Viçosa

Prefeitura


A Prefeitura de Viçosa de Alagoas funciona à Rua do Centenário, 02, Centro. A localização da prefeitura é centralizada. De frente para a Praça Apolinário Rebelo fica ao lado da Igreja do Rosário (marco inicial da história do município), da agência da Caixa Econômica Federal, da Escola de Música e  Folclore José Aprígio Vilela, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria de Assistência Social, do antigo Cine Godói (adquirido pelo prefeito Flaubert Filho em 2009 para ser o primeiro Centro de Convenções do Interior) e de vários estabelecimentos comerciais.

A sede do governo municipal abriga o gabinete do prefeito, procuradoria geral, tesouraria, contabilidade, protocolo, secretaria geral do gabinete do prefeito, assessoria de comunicação, licitação, tributos, junta militar, setor de compras, recursos humanos. Além destes órgãos ligados diretamente ao gabinete do prefeito funciona, na mesma estrutura, a Secretaria de Administração e Finanças e o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Viçosa (Ipasmv).

No primeiro andar funciona a Secretaria de Educação e no segundo o poder legislativo municipal. Os três poderes - executivo, legislativo e judiciário- funcionavam na mesma estrutura até o início de 2009. O poder judiciário mudou para um novo prédio e hoje apenas os outros dois poderes permanecem no mesmo prédio.

A prefeitura de Viçosa é administrada, desde janeiro de 2009, pelo prefeito Flaubert Torres Filho, e o vice, Manoel dos Passos Vilela.

 

Prefeito_perfil 

Prefeito Flaubert Filho

 

Flaubert Torres Filho é agropecuarista e empresário, e possui curso superior incompleto em Administração. Nasceu em Viçosa, em 17 de novembro de 1966, numa família de cinco irmãos. É filho de Flaubert Torres e Salete Pedrosa Torres. Casado há 25 anos com Ana Paula Calazans Torres, tem três filhos e três netas.

Flaubert Filho herdou o veio político de seu pai, Flaubert Torres, prefeito de Viçosa por quatro mandatos nas décadas de 70, 80, 90 e 2000, e de seu avô, José Evilásio Torres, também prefeito da cidade em dois mandatos.

De 2000 a 2004 foi vice-prefeito pelo PDSB, na gestão de seu pai. Em 2006 foi eleito como suplente de deputado estadual e, em 2008, assume
como deputado estadual, ficando no cargo por 9 meses. Ainda em 2008 é eleito prefeito para um mandato de 4 anos, com o compromisso de  trabalhar pelo desenvolvimento da cidade de Viçosa e pelo bem-estar e cidadania do povo viçosense.

 

Vô

Vice-prefeito Manoel dos Passos Vilela (Vô)

 

Manoel dos Passos Vilela, o Vô, é professor e historiador. Filho de Synfrônio Passos Vilela e Osana de Góes Vilela, nasceu em Viçosa em 28 de março de 1949. É casado há 37 anos com Maria Salete Carnaúba Acioly Vilela e pai do músico Wagner Accioly Vilela.

Concluiu o ensino médio técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Viçosa e se formou em Pedagogia pela antiga Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e em Administração Escolar pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Foi presidente da União dos Estudantes Secundários de Alagoas (Uesa), secção de Viçosa, e secretário-geral do Colégio de Assembleia, onde foi diretor de disciplina e professor de Francês. Também lecionou no Colégio Comercial de Viçosa e no Colégio Normal Joaquim Diégues. Foi ainda coordenador regional de Ensino pela 4° CRE.

Atuou como correspondente das Rádios Difusora e Palmares e dos jornais Gazetas de Alagoas e O Jornal e fundador dos jornais semestrais de Viçosa “A Tribuna” e “Correio do Vale”. Também fundou a Escola Datilográfica Senhor dos Passos e é diretor administrativo da Rádio Princesa das Matas AM.

Como historiador escreveu o livro Folguedos Populares de Viçosa (Baiana) e atuou como organizador e animador de Pastoril, Reisado, Cavalhada, Quadrilha Junina, entre outras manifestações folclóricas. Atualmente, mantém o Centro de Tradições Populares Synfrônio dos Passos Vilela.

Como político exerceu o cargo de vereador por quatro mandatos, sendo membro efetivo da Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Câmara Municipal de Viçosa, e fundou a Associação de Vice-prefeitos de Alagoas (Avipal), sendo eleito presidente da entidade. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 2008, elegeu-se vice-prefeito de Viçosa, na chapa do prefeito Flaubert Torres Filho.



 

Ações do documento